segunda-feira, 30 de julho de 2012




CURSOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL EM TURISMO CULTURAL
E ARTE PARA 100 JOVENS

O Ponto de Cultura Tocando o Rio, um convênio do Instituto Tocando em Você com a Secretaria de Cultura e Ministério da Cultura, informa sobre a 3ª Seleção que abre  cursos profissionalizantes gratuitos em turismo cultural e arte para 100 jovens de 14 a 21 anos.

CAPACITAÇÃO EM TURISMO E ARTE
PARA A JUVENTUDE CARIOCA

Ponto de Cultura Tocando o Rio e a Industrial Cultural Carioca

A indústria cultural irá empregar nos próximos anos jovens profissionais qualificados na área de eventos, uma tendência na cidade do Rio de Janeiro vocacionada à cultura e ao turismo.   A proposta preenche a lacuna observada onde os lugares e eventos destinados aos turistas pecam, na maioria das vezes, pela estilização e falta de identidade cultural brasileira e carioca. O Rio de Janeiro pelo potencial turístico, importância histórica e ações recentes ligadas a realização de mega eventos, necessita valorizar e praticar políticas públicas de educação voltada ao turismo cultural a partir da juventude.  

Sintonizados com esta realidade, os jovens do Ponto Estadual de Cultura Tocando o Rio, desde julho de 2010, experimentam a oportunidade de aliar intercambio cultural, inclusive com instituições de outros países, a caminho da ampliação de horizontes pessoais e coletivos. Tudo acontece com oficinas gratuitas de criação nas seguintes modalidades: Música (percussão- tambores, vibrafones, instrumentinos; Canto e flauta – soprano, tenor, contralto, transversa e pífaro); Teatro; Dança; Produção e Turismo Cultural e línguas (Inglês/Italiano) que capacitam com prática. Daí o resultado: Laboratório de Produção de Eventos; Orquestra, Bloco, Show Teatralizado e Oficinas para Turistas.

 Tudo isto leva a participação deste set de cultura e cidadania em importantes eventos como:
 @ Rio 2013- Intercambio cultural durante a Jornada Mundial da Juventude,em junho de 2013, com a realização de Concertos Tocando o Rio e Meninos Cantores do Colégio de São Bento na Igreja do Mosteiro de São Bento;
@ França 2013 IDEA- Instituto de Educação e Drama promove Encontro de Juventude em junho, 2013, Paris; 
@ Encontros da Rede Latino Americana de Teatro em Comunidades, realizado durante a Cúpula dos Povos na Sede do INSTITUTO Tocando em Você e com previsão de intercâmbios em dezembro 2013;
@ BRASITÁLIA- 1ª Mostra de Arte e Produtos Italo-Brasileiros realizada em dezembro de 2011 no Forte de Copacabana e com 2ª edição prevista para 18 de outubro de 2012 em co-produção com a Associação Anita e Giuseppe Garibaldi, Consulado da Itália no Rio de Janeiro,UIM (União dos Italianos no Mundo). Fabbra (Federação das Associaçãoes da Basilicata no Brasil).

O Ponto de Cultura Tocando o Rio é resultado de um convênio do Instituto Tocando em Você com a Secretaria Estadual de Cultura e Ministério da Cultura através do Programa Cultura Viva. O curso de capacitação integra turismo cultural a Música, Teatro, Dança, Produção Cultural, História da Cidade do Rio de Janeiro e Cidadania.  Iniciado em julho de 2010, atingirá 300 jovens até 2014. Destinado a capacitar o jovem de 14 a 21anos, para atuar na indústria da cultura e dos mega eventos cariocas. Realiza agenda de eventos em museus, shoppings, hotéis, escolas, teatros inserindo a juventude, qualitativamente, no mercado de trabalho. Possui trajetória documentada por diversos veículos de comunicação falada, escrita, televisionada e digital. Como ação empreendedora oferece a espaços e palcos cariocas vários produtos culturais. Dentre os trabalhos produzidos destacamos o Show Carioca, Meu Coração em suas versões em inglês

  
(Carioca, my heart) e italiano (Carioca, mio cuore) que apresenta numa viagem musical, que vai do jongo ao samba, passando pelo Maracatu, Ciranda, Bossa Nova a história de um jovem carioca que se apaixona por uma turista e o turismo cultural ao som dos clássicos da música urbana carioca e  folclore nacional.

  
Sobre o ITV

O Instituto Tocando em Você, criado em julho de 2000, com o objetivo de democratizar projetos sociais praticados há 22 anos, pelo Grupo Educart na cidade do Rio de Janeiro em educação, cultura, turismo cultural e saúde. Sem fins lucrativos, o ITV tem como princípio o respeito à diversidade humana e a cultura de paz. Seus resultados levaram em março de 2005, a chancela da UNESCO por reconhecimento ao seu mérito na realização de projetos e produtos tendo como meta a conquista da autonomia pessoal e coletiva - sustentabilidade.

Informações ;
Coordenação: Simone Colucci
Coordenadora do Ponto de Cultura Tocando o Rio
21-9457-1663 ou 21-2567-4378

INSTITUTO TOCANDO EM VOCE
Rua General Roca 362,
Tijuca – Rio de Janeiro
TEL: 2568-5451


VEJA no Youtube
Carioca,Mio Cuore- Show Teatralizado do PONTO DE CULTURA TOCANDO O RIO
Show Afro Orquestra Tocante e Tocando o Rio:
http://www.youtube.com/watch?v=k9qTC-2GXX4
Blog Tocando o Rio